A Sustentável leveza de um Shopping


Todos os líderes e formadores de opiniões afirmam e confirmam que os supermercados possuem um papel preponderante no tema da sustentabilidade. Seu poder de comunicação com seu imenso público consumidor, atinge um raio de abrangência como poucas indústrias podem alcançar ou medir. Não foi por falta de bons motivos, que se tornaram referência no tema da sustentabilidade, provocando inúmeras ações e projetos diretamente relacionados com a transformação do seu relacionamento com seus ativos como: água, energia, ar, solo, matéria prima e resíduos. Pularam na frente da Política Nacional de Resíduos Sólidos e se tornaram atores na educação sobre coleta seletiva, reciclagem e correta destinação. Também não deixam de lado, projetos de responsabilidade social empresarial. Com certeza, cativaram uma grande fatia de consumidores que se re-educaram e colocaram o tema da sustentabildiade na sua escolha de onde comprar e o que comprar.

Já é fato consumado a busca dos grandes supermercados por aumento de vendas, fidelização dos clientes e aumento do seu público, pelo simples fato de terem incorporado a sustentabilidade como parte integrante de sua estratégia. Melhor do que isso, estão inspirando esse direcionamento junto aos seus fornecedores, ao mesmo tempo que aprendem com eles também.

Refletindo sobre esse desafio, por que não pensar e buscar inspiração para indústria de Shopping Centers, já que estar dentro de um Shopping é mais agradável do que estar dentro de um Supermercado ?

Por que os Shoppings, que abrigam lojas, serviços, entretenimento, local de trabalho e, principalmente, cada vez mais estão orientados para proporcionar experiências e sensações , não podem seguir seu própio caminho e também buscarem para si esse mesmo benefício ? Em breve, ser um Shopping Cinza ou Verde, será fator de escolha para um público cada vez mais antenado e educado nas suas escolhas do que , onde, como e com quem consumir produtos ou serviços ou sensações. Qual Shopping Center não deseja ter seu custo reduzido na gestão de ativos como água, ar, energia, solo, matéria prima ou resíduos com intuito de oferecer um valor de condominio competitivo que não onere seu cliente lojista e com isso seja agente de suporte no aumento de margem desses mesmos lojistas ? Ganha o Lojista, ganha o Shopping, ganha o Empreendedor e ganha o principal ator: o Consumidor.

Todas essas perguntas e muitas outras, serão respondidas de diversas maneiras e por diferentes especialistas, no Seminário  idealizado pelo Luiz Alberto Marinho da Brandworks e pela Gouvêa de Souza, no dia 20 de outubro de 2011 em São Paulo.

Se chama Green Mall Sustentabilidade na Prática. Seu conteudo é pragmático e orientado para cases e projetos que já trouxeram ganhos tangíveis e intangíveis para seus Shoppings. Empreendedores que já  deram início ao processo de internalizar a competência da sustentabilidade no seu DNA, já estão colhendo os benefícios desse posicionamento estratégico e irreversível, pois, voltando ao início do tema, o Shopping fala, se comunica, interage e convive com um imenso público que precisar voltar nele sempre que possível e gerar demanda de negócios para os Lojistas que lá estão! Como Sustentabilidade cabe em todos os Shoppings, esse seminário tem o importante apoio da ABRASCE.

Confira aqui a programação do “Green Mall Sustentabilidade na Prática”, que mereceu divulgação em diversos espaços na mídia de varejo e sustentabilidade :

http://abraps.blogspot.com/2011/10/green-mall.html

http://www.falandodevarejo.com/2011/10/evento-discute-sustentabilidade-em.html

1o. Seminário Green Mall - Sustentabilidade na Prática

1o. Seminário Green Mall - Sustentabilidade na Prática

1 Comentário

  1. Helena Couto Barone said,

    13/10/2011 às 12:09

    Parabéns pela matéria. Informo que o arquiteto Roberto Teitelroit, fundador do Green Building Council Brasil é pioneiro na aplicação de conceitos sustentáveis em shopping centers.


Deixe um comentário